español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Um dia na vida do Coletivo de educadores de Pernambuco

Maria do Socorro Martins CALHÁU, Angela Alves OLIVEIRA, Margarete de Fátima L.M. CLEMENTE

08 / 1996

Minha gente veja só o que foi que aconteceu: o Coletivo de Pernambuco, com tudo que tem de seu, resolveu fazer debate sobre um tema complicado e que enlouqueceu.

No início a criançada dançou a fome e a esperança e nós ficamos olhando. Pensando: o povo não cansa de sofrer e de esperar um dia de vida mansa.

Para surpresa nossa chegou a televisão para fazer entrevista sobre nossa atuação.

Depois Maurismar começou uma contação da sua experiência e foi logo caindo na emoção. Falou de um sonho acabado, mas que ficou no coração.

Almoçamos com bom grado Baião de dois, jerimum e voltamos pro trabalho sem sacrifício nenhum.

Reunimos nossos grupos para discutir um problema: ser professor nestes tempos onde a violência é o emblema.

O educador e a demanda atual da sociedade foi o tema do debate para nossa atividade.

Os rumos da educação precisamos discutir mas na hora, confusão a gente ficou a insistir falamos muito e pensamos, pra hoje não dá mais não!

Partimos, então, pra uma pauta que organizasse a discussão novamente, tarde alta e nada de definição.

Aí começou o tumulto, a cabeça "fumaçou", a dispersão se instalou, a imaginação voou, muita viagem, sim sinhor mas, finalmente ficou violência, crise e exercício democrático, reinou depois de tudo que se viu, taí a pauta que surgiu.

Palabras claves

educación popular, educación


, Brasil, Caruaru, Pernambuco

Notas

Através do insentivo à produção e leitura de fichas de capitalização de experiências pedagógicas, a rede BAM pretende favorecer a um processo de formação continuada junto a coletivos de educadores de jovens e adultos (hoje, existentes nos estados do Rio de Janeiro e Pernambuco). Está apoiado numa metodologia que valoriza a autoria e promove a interação entre educadores de diferentes contextos.

Fuente

Texto original

SAPÉ (Serviços de Apoio à Pesquisa em Educaçào) - Rua Evaristo da Veiga, 16 SL 1601, CEP 20031-040 Rio de Janeiro/RJ, BRESIL - Tel 19 55 21 220 45 80 - Fax 55 21 220 16 16 - Brasil - sape (@) alternex.com.br

menciones legales