No Rio de Janeiro existem diversas instituicoes que atuam no campo da Educaçao Infantil: sao ONGs, movimentos de creches e pre-escolas, escolas particulares comprometidas com um novo projeto de sociedade, universidades e institutos de pesquisa que colocam sua experiencia e saber a servico da democratizaçao e da melhoria da qualidade do atendimento as criancas de 0 a 6 anos.
Varias foram as ocasioes em que nos articulamos para refletir e propor acoes conjuntas. De acordo com as necessidades da conjuntura nacional e regional, nossa organizaçao assumiu formas diferenciadas: "inventamos", em 1990, o Forum de Educaçao Pre-escolar (FEPE); em 1993, o Forum de Creches e Pre-Escolas e a Açao da Cidadania Pre-Creche. E agora, a Rede de Educaçao Infantil. Diversos nomes e siglas com um unico intuito: assegurar a crianca pequena, o direito a educaçao.
Esses movimentos foram todos organizados de maneira informal: a participaçao das instituicoes tinha insercoes e fluxos diferenciados de acordo com as necessidade s conjunturais e das possibilidades de cada uma.
A ideia de uma Rede Nacional de Educaçao Infantil surgiu a partir da realizaçao do I ENCONTRO NACIONAL DE CRECHES, realizado em outubro de 1994, fruto da parceria de nove ONGs e tres Movimentos de Luta pre-Creche, com o objetivo de discutir a formulaçao e contribuir para a concretizaçao da Politica Nacional de Educaçao Infantil lancada pelo Ministerio de Educaçao e Cultura/MEC.
A partir de entao, em varios estados vem se tentando a estruturaçao local desta rede. No Rio de Janeiro, o PACS tem participado deste esforþo junto com outras instituicoes comprometidas com a educaçao infantil, entre elas a Fundaçao Fe e Alegria, Solidariedade Franca-Brasil, o Centro de Apoio ao Movimento Popular, o Instituto Civitas de Desenvolvimento, a Articulaçao de Creches Comunitarias de Sao Goncalo e o Nucleo de Creches da Baixada.
Alguns indicativos para a estruturaçao: ser formada por instituicoes da sociedade civil que tenham objetivos em comum, porÚm com flexibilidade quanto a natureza dos seus participantes, pois o objetivo maior e a integraçao dos diversos atores sociais comprometidos com uma educaçao infantil de qualidade. Esta rede sera impulsionada por acoes concretas com vistas a realizaçao dos objetivos perseguidos e buscara articular-se com organizacoes do exterior para troca de informacoes, estabelecimento de canais de solidariedade e para criar mecanismos de pressao institucional e cultural.
Indicativos de açao tambem estÒo sendo pensados por estes grupos: no campo da articulaçao politica, lutar por fontes de financiamento especifico a nivel municipal e federal; proporcionar a troca de experiencia entre as instituicoes divulgando e informando a sociedade civil e a opiniao publica sobre a importancia dos equipamentos e projetos que atendem criancas de 0 a 6 anos; produzir conhecimentos que possam subsidiar a luta dos movimentos organizados para a formulaçao de politicas publicas; e desenvolver parcerias para desenvolver experiencias inovadoras no campo da formaçao.
Entre as acoes planejadas para 1996 estao a conquista de aliados, a divulgacao das propostas do governo federal, o apoio aos movimentos de luta pre-creche e a realizacao do Seminario "Viva a Diferenca". Este seminario, que acontecera em maio de 1996, tera como tema a questao das diferencas etnicas, religiosas e sociais que permeiam o cotidiano de trabalho, visando iniciar uma reflexao sobre nossos preconceitos e como eles se refletem na relacao com as criancas.
A rede de Educacao Infantil surge a partir do Encontro Nacional de Creches
Documento de trabajo
PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brasil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br