A INDE é uma empresa de serviços criada em 1988 por um grupo representando uma rede de cerca de 180 cooperativas, associações e empresas da àrea de economia social - a Rede MOSAICO para a Intercooperação - implantadas na Europa e em Africa, principalmente nos países lusófonos, e trabalhando em diversos sectores do desenvolvimento rural: agricultura, comercialização e transformação de produtos agrícolas e florestais, caixas mútuas de aforro e de crédito, artesanato e pequenas indústrias, arquitectura e ordenamento, turismo rural, formação e animação socio-cultural, etc.
A INDE possibilita às diversas empresas fundadoras instrumentos de pesquisa, de consulta e de formação/animação, para assegurar intervenções especificas no desenvolvimento rural, tanto na Europa como nos países tropicais.
Na Europa a INDE participa activamente em certas redes de intercâmbio e de pesquisa sobre o desenvolvimento rural e assegura, directamente ou através dos seus associados, a animação dessas redes em Portugal e na Península Ibérica: Universidade Rural Europeia, Rede Rural Europeia VIRGILIUS, UTICA (União Internacional do Turismo Cooperativo e Associativo), APORTAL, Associação Portuguesa de Turismo Associativo e de Tempos Livres (membro do GEIE Eurovillages). A INDE é, ainda, associada do CEEPS, Centro de Estudos da Economia Pública e Social (membro do CIRIEC). Um protocolo especial de colaboração bilateral foi estabelecido com a Ligue Française d’Enseignement et de l’Education Permanente.
Em Africa, a actividade principal da INDE está baseada em projectos de desenvolvimento rural no quadro da cooperação multilateral ou bilateral. A INDE desenvolveu, no curso das suas intervenções, uma metodologia específica juntando todas as fases dos projectos, desde os inquéritos socio-económicos de base até à execução propriamente dita, passando pela preparação, préavaliação e acompanhamento. Por outro lado, a INDE trabalha em estreita ligação com algumas ONG intervindo especificamente nos países africanos lusófonos e assegura, por esse meio um apoio directo a um certo número de grupos locais.
Se bem que não tendo uma actividades específica na América Latina, a INDE desenvolve, através da sua rede, ligações com várias ongs em particular no Brasil organizando trocas de experiências entre ongs brasileiras e cooperativas portuguesas.
A INDE tem como principais objectivos:
- ser um orgão de informação e de ligação entre todas as empresas da rede "Mosaico" para a troca de bens e serviços entre empresas;
- fornecer todos os serviços de gabinete de estudos e projectos para as necessidades específicas da rede e, de uma forma mais geral, para todo o tipo de estudos ou projectos de desenvolvimento em Portugal ou nos países africanos, dando especial importância ao desenvolvimento participado e ao "autodesenvolvimento";
- assegurar o apoio às empresas da rede (consultadoria, apoio à constituição, serviços de gestão financeira, informática, apoio à gestão comercial, etc.).
Por outro lado, a INDE assegura ainda actividades de:
- formação, através da formação "on the job" essencialmente em países africanos; e da organização de estágios de formação tanto em domínios técnicos específicos, como em métodos de aproximação ao desenvolvimento (economia, sociologia e antropologia do desenvolvimento, análise de situações, indentificação, preparação e avaliação de projectos, etc.);
- investigação, especialmente na área do autodesenvolvimento e da economia social, tanto na Europa como em Africa;
- documentação, através de um centro de documentação geral posto pela INDE à disposição dos participantes da rede.
social economy, NGO
, Portugal, Lisboa
A INDE participa em a rede REAS.
Interview
IRED NORD, 1993
IRED NORD (Innovations et Réseaux pour le Développement) - Via Tacito 10. 00193 ROMA. ITALIA. Tel (19)39 6 320 78 49. Fax (19)39 6 320 81 55. E-mail irednord@geo2.poptel.org.uk - www.ired.org