(Une conception de l’agriculture soutenable)
08 / 1993
O conceito de desenvolvimento sustentável nao tem uma definiçao acabada. Trata-se de uma idéia ainda genérica, cuja formulaçao é palco da disputa de diferentes e muitas vezes antagônicos interesses. De qualquer forma, já existe uma base comum de concordância em torno de alguns princípios.
O principal deles está na crença de que o desenvolvimento deve satisfazer as necesidades da geraçao atual, sem que comprometa a capacidade de atendimento das necessidades das geraçoes futuras.
Fica, assim, evidente que a preservaçao ambiental situa-se como um elemento básico dentro desta concepçao, visto que se o desenvolvimento hoje praticado acarretar na destruíçao dos recursos naturais necessários para as geraçoes futuras, esse desenvolvimento nao será sustentável.
O conceito de desenvolvimento agrícola sustentável, porém, nao deve se limitar apenas à preocupaçao com a questao agroecológica. Deve-se assegurar e fortalecer a existência daqueles que cumprem um papel determinante para esta sustentabilidade. Portanto, a agricultura sustentável está obrigatoriamente referenciada na agricultura familiar, por ser esta portadora de uma herança cultural indispensável, fornecendo a experiência acumulada por sucessivas geraçoes e preocupando-se em legar para as geraçoes futuras um patrimônio preservado e apto para a continuidade da atividade agrícola.
Assim, nao pode haver desenvolvimento sustentável na agricultura em modelos cuja lógica fundamental está baseada na apropriaçao do lucro. Desta lógica resultará sempre a destruiçao ambiental e a exclusao da produçao familiar.
Há ainda que se considerar a interdependência obrigatória entre o desenvolvimento agrícola sustentável e a segurança alimentar, sem a qual nao é possível construir uma proposta efetiva de desenvolvimento para a agricultura, alternativa aos modelos já experimentados e que garanta a realizaçao dos objetivos fundamentais da atividade, ou seja, produzir alimentos, propiciar condiçoes dignas de vida e trabalho para apopulaçao rural e preservar os recursos naturais para as geraçoes futuras.
agriculture, politique agricole
A questao do desenvolvimento sustentável vem tomando espaço no cenário político mundial, principalmente a partir da ECO-92. O tema é de fundamental importância,devido a multiplicidade de aspectos que engloba. A busca de um conceito de sustentabilidade vem se dando de forma bastante polêmica, pois ao falarmos de desenvolvimento sustentável, temos que falar necessariamente de modelo de desenvolvimento, de um modelo que seja ecomomica, social, política, ecológica e culturalmente sustentável. Isso significa nao reduzirmos a idéia de sustentabilidade à esfera meramente ecológica, pois tal reducionismo seria cúmplice do atual modelo de desenvolvimento, baseado numa lógica predatória e consequentemente, excludente.
Texto escrito como contribuíçao à Conferência de Agricultura Sustentável em Mulheim, Alemanha.
Articles et dossiers
MENEZES, Francisco, IBASE=INSTITUTO BRASILEIRO DE ANALISES SOCIAIS E ECONOMICAS, IBASE, 1993 (BRAZIL)
IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) - Av. Rio Branco, nº 124, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20040-916 BRASIL- Tel: (21) 2178-9400 - Brésil - www.ibase.br - candido (@) ibase.org.br