español   français   english   português

dph participa en la coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Capuchinhas de Montemuro - 1

Apresentação histórica

Alessio SURIAN

07 / 1993

Caracterização geográfica e social da região

As aldeias de campo Benfeito e Roção situam-se na encosta da serra de Montemuro (no Centro/Norte de Portugal). Região do interior, de pequena propriedade com agricultura pobre, sem indústria nem serviços que permitam a fixação das populações já muito reduzidas pela migração para as cidades. Actualmente nestas duas aldeias só existem 3 crianças e das cerca de 160 pessoas que lá vivem a maioria são mulheres. Dos homens que ai habitam, grande parte, trabalha nas cidades regressando ai fim de semana. As mulheres têm a seu cargo a pastoricia, trabalhos de campo, corte da lenha, transporte de água (só nos anos recentes as aldeias começaram a receber àgua canalizada)além de todas as tarefas domésticas (que incluem a fiação, a tecelagem e o tricot).

História: Na sequência de um trabalho de animação social (1983/84)e de um curso de formação profissional de corte e costura (1985)promovidos por uma associação de desenvolvimento local (ICA), 5 jovens (17 a 22 anos)e a mestra costureira (69 anos)decidem continuar a trabalhar em conjunto tendo por objectivos:

- não serem forçadas a abandonar as aldeias (como o tinham feito todos os irmãos e irmãs mais velhos);

- realizar-se profissionalmente, fazendo um trabalho que lhes agrade;

- garantir uma remuneração regular (impossivel de outra forma nas aldeias).

Trabalhar em conjunto não significava criar uma empresa que era uma ideia abstrata e sem qualquer tradição local. Em 1986 esta iniciativa participou num curso de formação realizado no Porto e dirigido a mulheres organizadas em iniciativas com vocação empresarial de artesanato. Incluiu como áreas de formação a gestão geral, a gestão comercial. o design e concepção de produtos, desenvolvimento pessoal e criatividade. Este curso permitiu ao grupo definir-se como iniciativa empresarial (1987)de confecção de roupa e artigos de texti-lar inspirados nas tradições (cores, padrões, materiais). Començam por trabalhar só 2 dias por semana no edificio da escola primária (desactivada)de Campo Benfeito, cedido gratuitamente pela Camara Municipal de Castro Daire, continuando assim a fazer os trabalhos domésticos e do campo. Do curso de formação de corte e costura que frequentaram em 1985 herdaram as máquinas de costura. A medida que vão aumentando as suas vendas, aumentam, também o tempo de trabalho. Esta forma de crescimento foi importante para acalmar as resistências das familias. Em 1990 ingressam no grupo de partida 4 tecedeiras (1 jovem e 3 mulheres de mais de 45 anos).

Palabras claves

mujer, artesanía


, Portugal, Castro Daire

Fuente

Otro

SEIES=SOCIEDADE DE ESTUDOS E INTERVENÇAO EM ENGENHARIA SOCIALE, 1993 (PORTUGAL)

IRED NORD (Innovations et Réseaux pour le Développement) - Via Tacito 10. 00193 ROMA. ITALIA. Tel (19)39 6 320 78 49. Fax (19)39 6 320 81 55. E-mail irednord@geo2.poptel.org.uk - www.ired.org

menciones legales