español   français   english   português

dph is part of the Coredem
www.coredem.info

dialogues, proposals, stories for global citizenship

Algumas preocupaçoes da OCB : Organizaçao das Cooperativas Brasileiras, com relaçao ao processo de integraçao do MERCOSUL, carater economico comercial e a pequena produçao

Clàudia PETRINA

05 / 1993

A Organizaçao das Cooperativas Brasileiras (OCB),e um organismo que representa as Cooperativas de todos os segmentos,mas tem uma predominancia das Cooperativas de produçao agricola.

O processo de integraçao,preocupa a agricultura brasileira,na medida em que,principalmente a Argentina,tem possibilidades de competiçao,por uma questao de recursos naturais mais privilegiados do que o sul do pais.A preocupaçao da OCB,consiste no fato de que a ideia de integração tem uma preocupaçao de natureza apenas economica comercial.E isso e que preocupa,porque os unicos mecanismos automaticos que existem no tratado de Assunçao,e exatamente a questao da formaçao de uma zona de livre comercio,um calendario onde vai se zerar as tarifas,numa determinada data.E obviamente,isso cria uma preocupaçao em termos do que vai acontecer,principalmente com o pequeno produtor agricola.Aquele que nao produz para mercado,produz apenas para subsistencia,nao preocupa tanto,porque ele nao esta envolvido com problemas de mercado,se ele esta produzindo para auto-consumo,ele vai continuar produzindo,ele nao vai comprar produto da Argentina.Agora,aquele que ja produz para mercado,as pessoas da area de cooperativas,que tem uma familia imensa de pequenos,medios e grandes produtores associados a cooperativa,estes produzem para o mercado,entao vãa ter,provavelmente,algum problema.

Nao se ve,paralelamente a essa automaticidade dos mecanismos comerciais, outros mecanismos caminharem na mesma rapidez.Nao se tem,por exemplo,uma politica de reconversao bem elaborada,se faz a reconversao sem recursos financeiros.Entao vem a questao,como e que se cria a zona de livre comercio,sem ter uma visao clara de como vai ser a reconversao?

Que tipo de orientaçao pode dar,hoje,os orgãos do setor privado,se as regras do jogo nao estao claras? Nos parece que o discurso politico esta indo numa direçao,inclusive com datas pre-fixadas (dado o cronograma de Las Lenhas)e,na verdade sem nenhum criterio tecnico muito claro,e a realidade e outra.

Enfim,aqui no Brasil nos verificamos o seguinte:apesar do discurso feito da participaçao da iniciativa privada,ainda nao se chegou a uma maneira de atuaçao muito diferente,em termos de vinculaçao,entre o que o setor privado pensa e o que o setor governamental negocia.Ha uma boa vontade do Ministerio da Agricultura. Agora,na pratica a coisa nao se concretiza.

Key words

trading, cooperative


, Brazil

Comments

A Organizaçao das Cooperativas Brasileiras (OCB)entidade que representa o sistema cooperativo empresarial do agro brasileiro, ou seja, especialmente os grandes e medios produtores agropecuarios.E uma das poucas entidades do campo que de forma sistematica vem acompanhando as negociaçõs do Subgrupo 8 e que, portanto, conhece de perto, o processo de integraçao Mercosul. Para se ter uma ideia, tem destinado dois tecnicos (um substituto)para acompanhar as negociações de cada um dos produtos agropecuarios nas negociaçoes,num total de 30 produtos. Sua visao critica reflete a perspectiva do segmento que representa, porem, encontra alguns pontos de contato com diferentes setores do campo, inclusive, com setores subalternos.

Notes

Entrevista Guillermo ROGEL, assessor (IBASE), com Silmar PEREIRA RODRIGUES, assessor internacional na Organizaçao das Cooperativas Brasileiras (1a ficha)

Source

Interview

ROGEL, Guillermo, IBASE=INSTITUTO BRASILEIRO DE ANALISES SOCIAIS E ECONOMICAS, S.E., 1993 (Brazil)

IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) - Av. Rio Branco, nº 124, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20040-916 BRASIL- Tel: (21) 2178-9400 - Brazil - www.ibase.br - candido (@) ibase.org.br

legal mentions