Os grupos estrategicos - como mulheres e jovens - ganharam dimensao diversa a comumente encontrada nas pesquisas. Sua importancia se ampliou nao por seu potencial de risco, mas por sua força nas politicas locais. Foram realizadas ate o momento 31 entrevistas semi-estruturadas com escolas, associaçao de moradores, grupos de mulheres, grupo funk, hospital, centro de saude, escolas comunitarias, igrejas, Djs que animam bailes e responsaveis pelas radios locais. A partir desses contatos, cadastramos os que se interessaram pela possibilidade de parceria; realizamos o levantamento de como essas organizaçoes tem enfrentado as questoes relativas a problematica das DSTs/AIDS e recolhemos sugestoes de estrategias de açao local.
Para utilizaçao do instrumento Caixas de Coleta de Opinioes, mapeamos a regiao, localizando as entidades acima referidas. Com o mapa de Vila Kennedy fornecido pela Regiao Administrativa e simbolos coloridos, representando as diversas entidades, obtivemos uma visao panoramica da regiao e, consequentemente, melhores condiçoes na eleiçao dos pontos para distribuiçao das caixas.
Essas açoes tem possibilitado o acesso a informaçoes importantes que servirao de subsidio para a formaçao da equipe, a construçao das oficinas e a organizaçao do Forum. Constituem assim, instrumentos privilegiados de intervençao, conhecimento e apreensao de sensibilidades locais. Como exemplo, podemos nos referir a elaboraçao e realizaçao de Plano de Trabalho com as Escolas Comunitarias.
Ate o presente momento, o levantamento e analise das Fichas de Acompanhamento do Posto de Saude Comunitario, foi o unico caminho de acesso a dados (DSTs)desagregados de Vila Kennedy. Uma vez que as informaçoes obtidas atraves da Secretaria Municipal de Saude (AIDS)e do IBGE (demograficos e socio-economicos)referem-se a dados agregados da regiao de Bangu.2
O trabalho de abordagem a populaçao nas ruas foi realizado no Carnaval e no Dia Internacional da Mulher, com a distribuiçao de material informativo e de preservativos. Essas iniciativas se transformaram em mais um campo de conhecimento para todos nos, ja que nos preocupamos em saber nesses contatos, onde a populaçao tem se informado, o que sabe sobre AIDS, suas formas de discriminaçao e preconceitos. Por ocasiao da II Conferencia Distrital de Saude, discutimos questoes referentes a atençao aos portadores de HIV/AIDS, com representantes da Sociedade de Amigos de Vila Kennedy, contribuindo na elaboraçao das propostas por eles encaminhadas a Conferencia.
AIDS
, Brazil, Rio de Janeiro, Vila Kennedy
Essa atividade, levantamento e analise de dados, ainda esta em andamento. As informaçoes obtidas, constam nas tabelas do Relatorio de Atividades. Continuamos buscando outros caminhos, para a obtençao dos dados desagregados da regiao.
Ficha preparada por FIGUEIREDO, Hermila
Report
PACS (Instituto Politicas Alternativas para o Cone Sul) - Av. Rio Branco, 277, sala 1609 – Centro – Rio de Janeiro - RJ - BRESIL - CEP: 20.040-009 - Fone/fax: (21) 2210-2124 - Brazil - www.pacs.org.br - pacs (@) pacs.org.br